CÁPSULA DO TEMPO

         No mês de agosto de 2009 os senhores Natan Fontes (arquiteto do prédio da Faculdade Católica) e Walmir Ribeiro (engenheiro na construção desse edifício) com aprovação do diretor Pe. Francisco de Assis Silva Alfenas solicitaram que fossem organizados alguns materiais para serem guardados numa cápsula do tempo.
         Com o apoio das coordenações, foram escolhidos alguns alunos de diversas faixas etárias para que houvesse uma diversidade e riqueza de opiniões a serem coletadas e guardadas.
         Os alunos participantes cursavam em 2009, o 1º ano do Ensino Fundamental sob a orientação da professora Poliana Sousa, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sob a orientação da professora Eliane Barbosa, alunos do 9º ano a pedido da professora Ionete Dias e alunos da 2ª série do Ensino Médio a pedido do professor de História. Contribuíram com seus textos as algumas coordenadoras, do engenheiro Walmir e o arquiteto Natan.
           A orientação dada aos colaboradores da cápsula do tempo foi que escrevessem um pouco sobre suas vidas relacionando suas histórias com a instituição, com a vivência na cidade de Araguaína-TO e o que cada um vislumbra nos aspectos pessoal, institucional, e da cidade para daqui a 30 anos que é o período que a cápsula ficará fechada.
          Na verdade estamos considerando a data de 2009, pois os textos em sua quase totalidade foram elaborados neste ano. Sendo assim, a data de lacração mesmo sendo um ano depois, na data de 12 de novembro de 2010, aniversário de um ano de inauguração do prédio da Faculdade Católica Dom Orione, será contado o período em que os textos já estavam elaborados.
Assim, a data que consta na placa de lacração será de 2009 com abertura em 2039, 30 anos de lacração, especificamente em 12 de novembro, que será num sábado, e quem sabe pela hora matutina.
Nesse momento podemos pensar que um período de 30 anos pode ser muito tempo, mas como está escrito em Eclesiastes:
           "Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." ou ainda como diz Albert Einsten "Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais."























Nenhum comentário:

Postar um comentário